Olá! Você gostaria de receber as notificações desta loja?


X

BLOG

O câncer de próstata e as consequências na sexualidade 09/01/2020 12h00 | BY Gall

324

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga, esta envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Tem função de produzir um líquido que compõe parte do sêmen, nutre, protege e transporta os espermatozoides.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na maioria das vezes cresce de forma lenta e não apresenta sinais durante a vida e nem interfere na saúde do homem, mas em outros casos pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

O tratamento e as consequências na sexualidade

 

Tem-se algumas opções de tratamento para o câncer de próstata, mas o mais comum é a cirurgia para retirada total da próstata, a prostatectomia radical.

A prostatectomia é a remoção cirúrgica de parte ou toda da próstata, realizada quando há tumores (câncer de próstata) ou quando a próstata está muito grande (hiperplasia benigna da próstata).

Na maioria das vezes os homens apresentam como consequências da cirurgia da próstata a incontinência urinária, dificuldade de ereção, perda da capacidade da ejaculação, diminuição do desejo e do orgasmo, entre outras. Estas comprometem a sexualidade do homem e interferem na sua vida sexual.

A incontinência urinária pode ocasionar baixa autoestima, medo de perdas durante o sexo e mal cheiro, como consequência o homem pode afastar-se da parceria.

Muitos homens apresentam dificuldade em ter ereção e de mantê-la após a cirurgia devido ao comprometimento das estruturas locais, como nervos, vasos sanguíneos e músculos. Para alguns homens os vasodilatadores não atuam de modo satisfatório para o retorno da vida sexual e desconhecem a importância dos exercícios de Kegel (Fisioterapia) para melhorar a ereção.

O comprometimento do desejo e do orgasmo são consequências da dificuldade da ereção e algumas vezes devido a incontinência urinária.

O homem que apresenta incontinência urinária e disfunção de ereção deve buscar tratamento com profissionais da saúde, como Médicos Urologistas, Fisioterapeutas na área Pélvica e Psicólogos.

Produtos sensuais melhoram a intimidade entre o casal, proporcionam estímulos prazerosos durante as preliminares e atuam na saúde sexual.

Ajuda